"A gente nunca sabe quando vai precisar das pessoas que desprezou."
"No fim todos nós terminamos curados de nossos sentimentos. Os que a vida não cura a morte cura. O mundo é bastante cruel na escolha entre o sonho e a realidade, mesmo quando nós não escolhemos. Entre o desejo e a coisa está o mundo à espera."
"Em toda burrice que fiz na minha vida tinha uma decisão que eu tinha tomado antes. Nunca era a burrice mesmo. Era sempre uma escolha que eu tinha feito antes. Entende o que estou dizendo?"
"Um cavalo bonito é como uma mulher bonita, disse. Dão sempre mais trabalho do que valem. O que a gente precisa é só de um que faça o serviço."
"(...) pois como a maioria dos homens bons no que fazem desprezavam a menor sugestão de que sabiam alguma coisa não aprendida em primeira mão."
"As cicatrizes têm o estranho poder de nos lembrar de que nosso passado é real. Os acontecimentos que as causam jamais podem ser esquecidos."
"Os nomes das entidades que nos reprimem mudam com o tempo."
"Está vendo o filho da puta.
Está vendo ele olhando pra cá?
Estou vendo ele.
Que acha que estou pensando fazer?
Não faço a menor idéia deste mundo.
Vou me levantar daqui e ir até lá e rebentar a boca dele.
Vai ao diabo.
veja só.
Pra quê?
Só pra poupar a viagem a ele."
"No fim do terceiro dia tudo parecia já ter acabado. Os dois estavam meio nus e john Grady tinha ficado caolho com uma meia cheia de cascalho que lhe quebrara dois dentes do maxilar inferior e lhe fechara completamente o olho esquerdo."
"Geralmente eu posso avaliar a inteligência de um homem pelo quanto ele me acha estúpido."
"Para mim o mundo sempre foi mais um espetáculo de marionetes. Mas quando a gente olha pra trás da cortina e identifica os cordões para cima descobre que eles terminam nas mãos de ainda outros bonecos, eles mesmos com seus próprios cordões para cima, e assim por diante."
"Disse que aqueles que sofrem um infortúnio sempre são isolados mas é esse mesmo infortúnio que constitui o seu dom e a sua força e que eles devem abrir caminho de volta à luta comum do homem pois se não fizerem isso a luta não pode ir para a frente e eles próprios definharão na amargura."
"Que toda coragem era uma forma de constância. Que era sempre a si mesmo que o covarde abandonava primeiro. Depois dessa todas as traições era fáceis."
Finalmente terminei de ler a trilogia da fronteira do Cormac McCarthy, não li os livros na sequência, li de acordo com o que encontrava primeiro. Terminei com Todos os belos cavalos, que na verdade é o que abre a trilogia. A travessia e Cidades da planície são os dois títulos que fecham a trilogia. Com isso termino com os livros do Cormac McCarthy publicados no Brasil, esse escritor é, ao meu ver, o melhor escritor atual. Ainda nesse ano será lançado o filme A estrada, baseado no último livro do Cormac, e há a previsão de que Meridiano de sangue também vire filme. Depois de Onde os velhos não têm vez, que virou Onde os fracos não têm vez no Brasil, dirigido pelos irmãos Coen, ganhar vários prêmios, parece que descobriram o Cormac McCarthy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário