04 março 2009

Cormac McCarthy

Um trecho de Meridiano Sangrento, do McCarthy, só para que tenham uma pequena idéia da narrativa dele nesse livro sobre o oeste americano em meados do século XIX:
"Encontraram os batedores desaparecidos pendurados de cabeça para baixo nos galhos de um paloverde enegrecido pelo fogo. Tinham os tendões dos calcanhares perfurados com galhos verdes pontiagudos e pendiam acinzentados e nus acima das cinzas mortas dos carvões onde estavam assando antes de terem suas cabeças queimadas e os miolos cozidos nos crânios e fumaça saindo pelas narinas. Estavam com as línguas de fora e atravessadas por pauzinhos pontudos e as orelhas tinham sido arrancadas e a barriga aberta e os torsos tinham sido rasgados com lascas de sílex e as entranhas estavam saindo dos peitos. Alguns dos homens avançaram com suas facas e baixaram os corpos e os deixaram lá sobre as cinzas."
Esse é o melhor livro do McCarthy, se bem que todos os livros dele são ótimos. Dizem que Meridiano Sangrento irá virar filme, então aguardemos.

Nenhum comentário: