29 janeiro 2009

Frases do que ando lendo (férias)

Cidade da Planície, Cormac McCarthy

"O Parham ali de fato afirmou que um homem não deve marcar encontro com nada que ele não possa levantar. Disse que se pegasse fogo na casa como é que ia ser?"
"Este lugar não é mais o mesmo. Nunca vai ser. Vai ver todo mundo endoidou um pouco. Aposto que se todo mundo endoidasse junto ninguém ia notar, que é que você acha?"
"Perdi no México um cavalo que eu era muito apegado, Billy disse. Tinha ele desde os nove anos.
É muito fácil."
O Quê, perder um cavalo?
Troy ergueu a garrafa e bebeu e a abaixou e tornou a enroscar a tampa e com o dorso da mão enxugou a boca e colocou a garrafa no banco. Não, respondeu. Se apegar a alguém."
"Tem um tipo de homem que quando não consegue o que quer não aceita a primeira coisa melhor que aparece mas a pior que pode encontrar."
"Quando penso no que eu queria quando era garoto e no que eu quero agora não é a mesma coisa. Acho que o que eu queria não era o que eu queria."
"Quando a gente é garoto tem essas ideias de como as coisas vão ser, Billy disse. Aí a gente fica um pouco mais velho e muda alguma dessas ideias. Acho que a gente revigora só de tentar diminuir a dor."
"Deixa eu ver se entendi direito. Você quer que eu vá nesse puteiro de Juárez no México e compre essa puta com dinheiro vivo e traga ela de volta atravessando o rio e leve ela para a fazenda. É mais ou menos isso?"
"Lição dura não falta nesse mundo.
Qual é a mais dura?
Não sei, Talvez que só quando as coisas passam elas passam. Não voltam mais."
"O teu amigo caiu nas garras de uma paixão irracional. Nada do que você falar para ele vai importar. ele criou uma história na cabeça dele. De como as coisas vão ser. Nessa história ele vai ser feliz. (...) Os homens tem na cabeça uma imagem de como o mundo vai ser. De como eles vão ser nesse mundo. O mundo pode ser diferente de muitas maneiras para eles mas tem um mundo que nunca vai ser e esse é o mundo que eles sonham."
"Tem uma diferença entre desistir e saber quando a gente é derrotado."
"Não era um homem dado a ilusões. Sabia como é frágil a lembrança dos entes queridos. Aqueles com quem conversamos quando fechamos os olhos. Que ansiamos ouvir as vozes de novo, mas essas vozes e essas lembranças vão se enfraquecendo cada vez mais até que o que era carne e sangue não passa de um eco e de uma sombra. No fim talvez nem isso."
"Os homens falam que o destino é cego, algo sem plano ou propósito. Mas que espécie de destino é esse? Cada ato neste mundo sem retorno tem à frente um outro, e mais um outro. Em uma rede vasta e sem fim. Os homens acreditam que são eles quem fazem as escolhas. Mas somos livres para agir apenas segundo o que é dado. A escolha das gerações e cada ato nesse labirinto é por si mesmo uma escravidão pois anula cada alternativa e acorrenta cada vez mais o homem às coerções que constituem uma vida."
"Ficou sentado por muito tempo e pensou na vida e em quão pouco dela ele pôde prever e se perguntou, não obstante toda a vontade e toda a intenção, quanto dela resultara de suas próprias ações."
"Cada homem é o bardo de sua própria existência."

Nenhum comentário: