29 janeiro 2009

Frases do que ando lendo (férias)

Um Conto de Duas Cidades, Charles Dickens

"Ele será arrastado para o patíbulo, onde será enforcado mas não ao ponto de morrer. Então, eles o tirarão de lá e o esquartejarão, removerão suas entranhas e as queimarão na frente do infeliz. Aí, deceparão sua cabeça e retalharão o corpo. Está é a sentença."
"Como as emoções mais profundas se expressam no rosto, não importa atrás de que máscara se esconda."
"Mas quem, dentre a multidão que aguardava nas antecâmaras de sua excelência naquele ano do Senhor de 1780, poderia duvidar da enternidade de um sistema que se assentava em verdugos frisados, empoados, enfeitados com laços dourados, de escarpins e meias brancas de seda?"
"A repressão constitui a única filosofia perdurável."
"Não posso pretender encontrar nos outros o bom senso que só em mim devo buscar. Tenho a minha própria concepção de bom senso."
"Quando em Roma, aja como os romanos ou se arrependerá, se não o fizer. Eu sou sua Roma, como sabe."
"Então, venha! - gritou Defarge, com voz tornitruante. - Patriotas e amigos, estamos prontos! À Bastilha!!"
"Em nome daquela afiada fêmea recém-nascida chamada La Guillotine, por que diabos você voltou para a França?"
"Mais do que todas, uma hedionda figura tornou-se tão familiar como se existisse desde o início dos tempos, uma afiada figura de gênero feminino chamada La Guillotine."
"Eu me chamo o Sansão da Guillotine de madeira! Estão vendo? Roc... roc... roc; roc... roc... roc! Lá se vai a cabeça dela! Agora, uma criança! Rique... rique; Tique... tique! E lá se foram as cabeças da família toda!"
"Esta é uma época de desespero, em que partidas desesperadas são jogadas por desesperadas pessoas."
"Às vezes, entramos no lamaçal para evitarmos as pedras do caminho, que nos faz sacolejar dolorosamente; outras vezes, nós nos atolamos e ficamos presos. A agonia de nossa impaciência, então, cresce a tal ponto que, em nossa angústia e desmesurada pressa, queremos fugir, correr, correr mais, fazer qualquer coisa menos parar."
"O que faço hoje é muito, muito melhor de tudo quanto já fiz. E a paz que tenho hoje é muito, muito maior do que a paz que jamais conheci. (a paz do Sydney Carton antes da guilhotina é fantástica.)"

Nenhum comentário: