29 janeiro 2009

Frases do que ando lendo (férias)

Uma Longa Queda, Nick Hornby

"A vida inteira ouvimos dizer que a gente vai para um lugar maravilhoso quando morre. E a única coisa para apressar um pouquinho nossa chagada lá é fazer algo que impeça completamente a nossa entrada no lugar."
"Acho que no relatório do investigador deveria constar: 'Tirou a própria vida após lúcida e cuidadosa análise da bagunça fodida em que ela havia se transformado.'"
"O desejo de me suicidar foi uma resposta apropriada e sansata a uma série de eventos infelizes que haviam tornado a vida insuportável."
"Quando a pessoa sabe que quer morrer, fica menos amedrontada."
"Se ela não tivesse tentado me matar, eu estaria morto, sem dúvida nenhuma."
"Consegue se lembrar de algum momento na vida em que se perguntou se realmente queria acordar no dia seguinte. Parece que o desejo de morrer faz parte da vida."
"(...) merdas acontecem, e não existe lugar pequeno, escuro, desesperador ou sufocante demais que as pessoas não possam entrar rastejando."
"O problema da minha geração é que a gente se acha genial. Produzir, vender, ensinar ou mesmo fazer qualquer coisa não nos basta; a gente tem que ser alguma coisa. É nosso direito inalienável, como cidadãos do século XXI."
"Algumas pessoas que já morreram, as quais eram sensíveis demais para viver: Sylvia Plath, Van Gogh, Virginia Woolf, Jackson Pollock, Primo Levi, Kurt Cobain, é claro. Pessoas ainda vivas: George W. Bush, Arnold Schwarzenegger, Osama Bin Laden. Marque um X aquelas com as quais você provavelmente gostaria de beber alguma coisa, e então veja se estão no grupo das que morreram ou das que ainda estão vivas."
"Eu nunca tinha visto aquele gente em toda minha vida, e nenhum deles parecia acrescentar qualquer coisa no somatório das realizações da humanidade."
"Dá pra sacanear qualquer pessoa que seja infeliz, se o cara for cruel a esse ponto."
"(...) a lealdade era a mais burra das virtudes."
"Havíamos levado as coisas tão longe quanto tinha sido possível, e não existia lugar para onde irmos. Acho que é por isso que todo mundo se separa, bandas, amigos, casamentos, o que for."
"O inverno é quando se fica melancólico."
"Todos nós passamos muito tempo sem dizer o que queremos porque sabemos que não podemos ter o que se quer. E porque podemos parecer indelicados, mal-agradecidos, desleais, infantis ou superficiais. Ou porque vivemos tão desesperados em fingir que está tudo realmente bem, que admitir que não está parece vacilo."
"No meu tempo, as pessoas levavam um tiro no final dos filmes, depois de aprenderem que a vida é vazia, sombria, brutal e curta."
"Todo mundo sabe conversar, e ninguém sabe o que dizer."
"Dizer a si mesmo que a vida é uma merda é como anestésico, e quando se para de tomar Advil, então dá pra dizer de verdade o quanto dói, e onde, e não que este tipo de dor seja bom pra qualquer pessoa."
"Mas tem uma coisa: a causa de meus problemas está na minha cabeça, caso este seja o lugar onde se localiza a minha personalidade."
"A maioria das pessoas tem uma corda que as amarra a alguém, e essa corda pode ser curta ou longa. Só que você não sabe o comprimento. Não é escolha sua."

Nenhum comentário: