29 dezembro 2008

Frases do que ando lendo

Einstein, Sua Vida, Seu Universo; Walter Isaacson

"O valor da educação universitária não está em aprender muitos fatos, mas em treinar a mente para pensar."
"Não passo de um fardo para minha família... Seria melhor se eu não estivesse vivo. Só a idéia de que sempre fiz o que estava ao meu modesto alcance, e que não me permito um único prazer ou distração, exceto aqueles oferecidos pelos estudos, me sustenta e por vezes me protege do desespero."
"Pareço um Hipermetrope encantado com o vasto horizonte e a quem o primeiro plano só incomoda quando um objeto opaco o impede de olhar longe."
"Sou mesmo um 'viajante solitário', e nunca pertenci realmente, de todo o coração, a meu país, à minha casa, a meus amigos, e nem sequer a meus familiares mais próximos; diante de todas essas relações, jamais perdi meu senso de distanciamento e a necessidade da solidão."
"A mania indigna de tentar adaptar-se, conformar-se e assimilar-se, que está presente em muitos em minha situação social, sempre me causou repulsa."
"Cada período é dominado por um estado de espírito, e o resultado é que a maioria dos homens não consegue enxergar o tirano que os governa."
"O poder liberado pelo átomo mudou tudo, exceto nossa maneira de pensar, e assim vamos sendo conduzidos a uma catástrofe sem paralelos."
"Não sei como será travada a terceira guerra mundial, mas posso lhe dizer o que os homens vão usar na quarta: pedras."
"Longa vida à insolência! É meu anjo nesse mundo."
"(...) Einstein, um homem tão pacato e avesso ao conflito que não gostava nem de jogar xadrez."

Nenhum comentário: