10 dezembro 2008

Frases do que ano lendo

Quase um mês de leitura e finalmente terminei Os Demônios, do Dostoiévski. É impossível postar algumas frases, pois há diálogos demais e alguns personagens que te fazem ler e reler um parágrafo. Nesse livro há um personagem chamado Kiríllov, é mais um que se junta ao Ivan Karamazov (Os irmãos Karamazov) e ao Raskólnikov (Crime e Castigo) na lista de melhores personagens da literatura. 

"O homem não tem feito outra coisa senão inventar um deus para viver, sem se matar; nisso tem consistido toda história do mundo até hoje. Sou o único na história do mundo que pela primeira vez não quis inventar um deus."

"As pessoas só se intimidam diante do que ameaça diretamente seus interesses pessoais."

"Não entendo como até hoje um ateu pôde saber que deus não existe e não se matou no ato!"

"Meu amigo, a verdade verdadeira é sempre inverossímel, você sabia? Para tornar a verdade mais verossímel, precisamos necessariamente adicionar-lhe a mentira. Foi assim que as pessoas sempre agiram."

"De um modo geral, em toda desgraça do próximo há sempre algo que alegra o olho estranho - não importa de quem seja."

"A vida é dor, a vida é medo, e o homem é um infeliz. Hoje tudo é dor e medo. Hoje o homem ama a vida porque ama a dor e o medo. (...) Haverá um novo homem, feliz e altivo. Aquele para quem for indiferente viver ou não viver será o novo homem. Quem vencer a dor e o medo, esse mesmo será Deus. E o outro Deus não existirá."

"Por que tenho de suportar o que ninguém suporta e implorar por fardos que ninguém consegue suportar?"

"Às vezes até um detalhe insignificante afeta a atenção de modo excepcional e duradouro."

"De algum jeito precisamos viver a vida até o fim."

"Meus desejos são fracos demais; não conseguem me dirigir. Num tronco pode-se atravessar um rio, num cavaco não."

Nenhum comentário: