22 junho 2008

Frases do que ando lendo

"No Ar Rarefeito", Jon Krakauer

"Depois que a equipe de resgate se dispersou, fiquei sentado na neve um tempão, sozinho, olhando minhas botas, tentando avaliar o que tinha acontecido nas 72 horas anteriores. Como é que as coisas podiam ter fugido do controle dessa maneira? Como é que Andy, Rob, Scott, Doug e Yasuko podiam estar realmente mortos? Porém, por mais que tentasse, não havia respostas.
(...) quando percebi, estava sentado no gelo, com a cabeça nas mãos e lágrimas escorrendo pelo rosto, chorando como não chorava desde bem pequeno. A salvo agora, aliviada a tensão esmagadora dos dias anteriores, chorei por meus companheiros perdidos, chorei por estar vivo, chorei porque me sentia péssimo por ter sobrevivido enquanto outros morreram."

"Numa escalada, ter confiança nos parceiros é uma das principais preocupações. As ações de um único alpinista podem afetar o bem-estar de toda equipe. As conseqüências de um nó malfeito, de um tropeção, de uma pedra deslocada ou qualquer outra ação descuidada afetam a todos, não só àquele que cometeu o erro. Por isso, não é surpresa nenhuma que todo alpinista se sinta meio receoso ao empreender uma escalada com gente cuja boa-fé desconhece."

"Contudo, em certas horas eu me perguntava se não teria vindo assim tão longe só para descobrir que aquilo que estava de fato procurando era algo que eu havia deixado para trás." Thomas F. Hornbein

"Nossa sangue estava se tornando perigosamente grosso e lamacento. Os capilares sangüineos em nossas retinas estavam tendo hemorragias espontâneas. Mesmo quando estávamos inativos, nossos corações batiam num ritmo furioso. Rob prometeu que 'o oxigênio engarrafado retardaria o declínio e nos ajudaria a dormir.'"

"A grande maioria estava tomada demais pela "febre do cume" para entrar em reflexões ponderadas sobre a morte de um de nós. Haveria muito tempo para reflexão depois, achávamos todos, depois que tivéssemos chegado ao topo e descido de volta."

"Solidão é um bem muito raro no Everest e me senti grato pela chance de aproveitar um pouco sozinho daquele dia, em cenário tão esplendoroso."

"Caso haja um lugar de moradia mais desolado e inóspito neste mundo, espero de coração jamais visitá-lo."

"A noite tinha uma beleza fria, fantasmagórica, que foi se intensificando pouco a pouco. No céu congelado havia mais estrelas do que eu jamais vira na vida."

"Durante meus 34 anos de alpinismo, descobrira que os aspectos mais gratificantes do esporte são justamente a ênfase na autoconfiança, as tomadas de decisões críticas, o lidar sozinho com as conseqüências, a responsabilidade pessoal."

"A partir dali estaríamos vulneráveis a edemas cerebral e pulmonar, hipotermia, lentidão de raciocínio, queimaduras e necroses provocadas pelo frio. Os riscos de morrer aumentariam de maneira vertiginosa."

"Além do mais, acima dos 7900 metros, a linha divisória entre zelo apropriado e febre desmiolada do topo torna-se perigosamente tênue. Por esse motivo é que as encostas do Everest estão cheias de cadáveres."

"Àquela altura da expedição, todos nós sujeitáramos a níveis de desconfortos e perigos que teriam há muito tempo mandado de volta para casa indivíduos mais equilibrados. Para chegar tão longe, é preciso obstinação."

"Subindo devagar os últimos passos até o topo, eu tinha a sensação de estar debaixo da água, de que a vida se movia a um quarto da velocidade normal. E aí me vi no topo de uma cunha delgada de gelo, adornada com um cilindro usado de oxigênio e uma surrada vara de medição de alumínio, sem ter mais o que subir."

"Chegar ao topo do Everest supostamente desencadeia uma onda de intensa alegria; apesar de todos os pesares, eu atingira uma meta cobiçada desde a infância. Porém o topo era, na verdade, apenas a metade do caminho. Qualquer impulso que eu pudesse ter sentido de auto-congratulação foi eliminado de imediato pela apreeensão horrenda que eu sentia diante da longa e perigosa descida que tinha pela frente."

"O frio era tão doloroso, não achava que fosse agüentar nem mais um minuto. Eu me enrolei como uma bola e torci para que a morte chegasse depressa."

"Um pouco depois, vi que ela estava deitada de costas, a neve soprando em seu capuz. Não sei como, mas ela perdera uma luva - a mão direita estava nua e os dedos enrolados tão apertados que era impossível endireitá-los. Parecia que estavam congelados até os ossos."

"Se porventura tivéssemos vivido, eu seria obrigado a relatar a intrepidez a resistência e a coragem de meus companheiros, coisas que teriam comovido o coração de todos os ingleses. Essas notas toscas e nossos corpos mortos terão que contar a história." Robert Falcon Scott

"Beck estava murmurando qualquer coisa, acho eu, mas não dava para saber o que estava tentando dizer. Sua luva direita tinha desaparecido e a mão estava terrivelmente necrosada. Tentei fazê-lo sentar-se mas não conseguia. estava tão perto da morte quanto alguém pode estar, mas ainda respirava."

"Talvez o alpinismo extremo seja justamente isso: atingir um determinado ponto onde, nas palavras de Haston, 'se alguma coisa der errado, será uma luta de vida ou morte. Se seu treinamento for bom o bstante, a sobrevivência estará ao alcance; se não, a natureza reivindicará vitória.'" David Roberts

"E, o modo como nos subteríamos àquela tarefa, ao tédio e aos sofrimentos, semana após semana, fez-me pensar que a maioria de nós estava procurando, acima de tudo, algo assim como um estado de graça."

Tão bom quanto "Na Natureza Selvagem"

Um comentário:

Anônimo disse...

Tá na lista dos próximos. Ainda mais na versão de bolso, que é mais cômoda e barata!