12 junho 2008

Frases do que ando lendo (dia dos namorados)

Noites Brancas, Dostoiévski

Nada melhor que o sonhador apaixonado de Noites Brancas no dia de hoje.

"Eu seguia e cantava, porque quando estou feliz cantarolo sem falta algo para mim mesmo, como qualquer pessoa feliz que não tem nem amigos, nem bons conhecidos, e que num momento alegre não tem com quem dividir sua alegria."

"Sim, se meu braço está tremendo é porque ele nunca foi rodeado por uma mãozinha tão bonita e pequena como a sua. Estou absolutamente desacostumado das mulheres; quer dizer, nunca me acostumei com elas, sou um solitário... Nem mesmo sei como conversar com elas. Agora mesmo, será que não lhe disse alguma tolice?"

"Sou um sonhador; tenho tão pouca vida real que momentos assim, como este, me são tão raros que não posso deixar de reproduzi-los em meus devaneios. Vou sonhar com a senhora a noite inteira, a semana inteira, o ano todo. "

"Para a avó, tudo era antigamente! Ela era mais jovem antigamente, o sol era mais quente antigamente, as natas de leite não azedavam tão depressa antigamente; tudo antigamente!"

"Hoje o dia foi triste, chuvoso, sem luz, exatamente como minha velhice futura."

"Pois quando estamos infelizes sentimos mais fortemente a infelicidade dos outros; o sentimento não se esfacela, mas sim concentra-se."

"Quase não sou mais eu; estou como que inteiramente na expectativa e sinto quase tudo com extrema facilidade. Mas chega; deixemos de lado os sentimentos..."

"Como é insuportável uma pessoa feliz em certos momentos!"

"Que seja claro o seu céu, que seja luminoso e sereno o seu lindo sorriso; abençoada seja você pelo momento de júbilo e felicidade que concedeu a um coração solitário e agradecido!"

Apaixonados são criaturas críticas, não vivem nem no céu nem no inferno, vivem em devaneios.

Nenhum comentário: