07 fevereiro 2008

Frases do que ando lendo

Li o livro Na Natureza Selvagem, Jon Krakauer. O escritor procura desvendar o mistério que cerca a morte de Chris McCandless, um jovem americano que após terminar a faculdade decide doar todo seu dinheiro, abandonar seus pertences, adotar outro nome e sumir na estrada; dois anos depois ele é encontrado morto no Alasca (morreu por inanição). Há um certo ar de Jack London nos caminhos de McCandless. Ele buscava a "liberdade", seguir por caminhos não traçados, encontrar pessoas pela estrada e essa idéia kerouakiana da vida. . O livro virou filme, com direção do Sean Penn, deve estreiar logo aqui em Curitiba.

"É nas experiências, nas lembranças, na grande e triunfante alegria de viver na mais ampla plenitude que o verdadeiro sentido é encontrado."

"Tanta gente vive em circunstâncias infelizes e, contudo, não toma a iniciativa de mudar sua situação porque está condicionada a uma vida de segurança, conformismo e conservadorismo, tudo isso que parece dar paz de espírito, mas na realidade nada é mais maléfico para o espírito aventureiro do homem que um futuro seguro. A coisa mais essencial do espírito vivo de um homem é sua paixão pela aventura. A alegria da vida vem de nossos encontros com novas experiências e, portanto, não há alegria maior que ter um horizonte sempre cambiante, cada dia com um novo e diferente sol."

"Venho pensando cada vez mais que deverei ser sempre um caminhante solitário da natureza. Meu Deus, como a trilha me atrai. Você não pode compreender esse incansável fascínio. Ao cabo de tudo, a trilha solitária é o melhor. [...] Jamais deixarei de vaguear. E quando chegar o momento de morrer, encontrarei o lugar mais selvagem, mais solitário, mais desolado que exista."

" Dois anos ele caminha pela terra. Sem telefone, sem piscina, sem animal de estimação, sem cigarros. Liberdade definitiva. Um extremista. Um viajante estético cujo lar é a estrada..."

" S.O.S. preciso de sua ajuda. Estou ferido, quase morto e fraco demais para sair daqui. Estou sozinho, isto não é piada. Em nome de Deus, por favor fique para me salvar. Estou catando frutas por perto e devo voltar esta tarde. Obrigado."

"As mãos e o nariz continuam a piorar, como os pés. A ponta do nariz está muito inchada, com bolhas e cascas... É certamente uma maneira lenta e agonizante de morrer."

2 comentários:

Unknown disse...

Quem está cantando a música desse trecho do filme que você postou? É o Eddie Vedder? Ótima música. Queria ter a coragem desse rapaz e sair pela estrada em busca de um motivo para acreditar na vida. Só não queria morrer por inanição, que deve ser algo bem ruim.

Unknown disse...

O eddie fez uma trilha exclusiva pro filme, e sem duvidas o "alex" entrou para a historia fazendo aquilo que poucas pessoas tem coragem de fazer, buscar a verdadeira razão da vida !