12 junho 2011

Verdes

Na última quinta-feira estava ajudando na organização de um evento no trabalho e lá também estavam várias crianças participando da semana do meio ambiente, criando objetos com materiais reciclados, isso é um clássico da semana do meio ambiente.

Depois de um tempo as crianças descobriram que eu era daltônico, pronto, ficaram no meu pé por muito tempo. Descobri que é universal, ao descobrir um daltônico até as crianças começam a perguntar a cor de todas as coisas ao redor. Outra coisa interessante foi explicar o que é o daltonismo para crianças que até aquele momento não sabiam que existem pessoas que enxergam determinadas cores e não conseguem ver outras.

As crianças queriam que eu falasse a cor de tudo que tinha por perto, traziam lápis de cor para saber o que eu via ali. As crianças têm uma noção incrível desse mundo, fazem perguntas com as quais você não conta, movidas por uma curiosidade, uma vontade de compreender o funcionamento de tudo.

Não estava esperando perguntas tão complexas sobre daltonismo. Um menino soltou a clássica: “Como posso saber se o verde que eu vejo é o mesmo que minha professora vê?” Esse tipo de pergunta não era o que estava esperando, é profundo demais, está mais para a área da reflexão. É o tipo de coisa que só conseguiremos saber quando pudermos olhar o mundo, mesmo que por instantes, com os olhos de outra pessoa.

A parte engraçada foi quando uma menina concordou em uma cor comigo, algo que era roxo e falamos que era azul. Pronto, depois de todos concordarem que era azul, só disse para a menina que ela também era daltônica. Ela, por um instante, não sabia se ficava triste ou alegre.

3 comentários:

lila disse...

Não bata nas paredes, obrigada por me recomendar Proust e... que cor você vê aqui http://bit.ly/h2QonT ? Sentirei sua falta pajama! espero retornar viva da minha maratona de provas e que eu não sinta vontade de socar as paredes, claro.

Marcelo disse...

vermelho.

lila disse...

não vale, vc leu o link!