30 agosto 2008

Frases do que ando lendo

Laranja Mecânica, Anthony Burgess

O grande barato de ler esse livro é com certeza a linguagem, que causa um grande estranhamento logo de início, se bem que essa edição brasileira possua um Glossário Nadsat (adolescente), mas, como é dito no prefácio por Fábio Fernandes, é melhor ler o livro sem consultar o glossário. É difícil, pois logo nos primeiros parágrafos nos deparamos com isso:

"Eles não tinham autorização para vender álcool, mas ainda não havia leis contra prodar algumas das novas veshkas que costumavam colocar no bom e velho moloko, então você podia pitar com velocet, sintemesc, drencrom ou alguma outra veshka que lhe daria uns belos quinze minutos muito horrorshow só ali, admirando Bog e Todos os Seus Anjos e Santos no seu sapato esquerdo com luzes espocando por cima da sua mosga."

A linguagem nadsat é cheia de miliquinhas, ptitsas, molokos e króvi, muito króvi. Além dos druguis e do famoso horrorshow. O livro é tao bom quanto o filme, não adianta buabuar, é muito bizumni. Vou postar logo alguns trechos:

"Você não foi posto neste mundo só para entrar em contato com deus. Esse tipo de coisa pode sugar toda a força e a virtude de um tchelovsk (sujeito)."

"A questão é se uma técnica dessas pode realmente tornar um homem bom. A bondade vem de dentro. Bondade é algo que se escolhe. Quando um homem não pode escolher, ele deixa de ser um homem."

"Pode não ser bom ser bom. Ser bom pode ser horrível. E quando digo isso a você, percebo o quão autocontraditório isso soa. Eu sei que perderei muitas noites de sono por causa disso. O que deus quer? Será que deus quer insensibilidade ou a escolha da bondade? Será que um homem que escolhe o mal é talvez melhor do que um homem que teve o bem imposto a si?"

"Quando somos saudáveis, reagimos à presença do que é odioso com medo e náusea."

"A vida ficou demais para mim."

"Você não tem mais o poder de decisão. Você está comprometido com atos socialmente aceitáveis, uma maquininha capaz de fazer somente o bem."

"Um homem que não pode escolher deixa de ser um homem."

Nenhum comentário: