13 julho 2008

Frases do que ando lendo

Windows on the World, Frédéric Beigbeder

"Gosto muito dos chineses: o único povo capaz de ser ao mesmo tempo muito capitalista e muito comunista."

"Minha vida é um desastre, mas ninguém percebe, pois sou muito cortês: sorrio o tempo todo. Sorrio porque acho que o sofrimento desaparece se o ocultarmos. (...) Minha dor não é material; é oculta. Sou um negacionista de mim mesmo."

"O fim do mundo é aquele momento em que a sátira se torna realidade, em que as metáforas se tornam verdadeiras, em que os caricaturistas ficam sem jeito."

"O positivo da vida de solteiro é não ser obrigado a tossir para cobrir o ploft quando se faz cocô."

"A esperança é a coisa mais dolorosa do mundo. Não vou agüentar outra decepção."

"Escrever é sempre uma boa desculpa para encher a cara, sobretudo quando já se está de saco cheio da sua namoradinha."

"O vazio não é uma escolha pensada. É apenas o único lugar agradável visto aqui de cima, um lugar cobiçado, que não arranca sua pele com garras incandescentes, que não fura seus olhos com tições ardentes. O vazio é leve. O vazio é uma saída. O vazio é acolhedor. O vazio lhe estende os braços."

"Existe uma utopia comunista, e essa utopia foi interrompida em 1989. Existe uma utopia capitalista, e essa utopia foi interrompida em 2001."

"Infelizmente, de tão simples, a vida é humilhante."

"Sou indeciso e ninguém se lamenta por isso. Sou um fodido e não tenho direito de protestar. "

"É isso o amor? Uma bondade justificada por nada?"

"Minha divisa: torne-se o que você odeia.
Por que queremos todos ser artistas? Só encontro gente da minha idade que escreve, toca, canta, dança, pinta, compõe. Procuram eles a beleza ou a verdade? Isso não passa de um pretexto. Querem ser célebres. Queremos ser célebres porque queremos ser amados. Queremos ser amados porque sofremos. Queremos ter um sentido. Servir para alguma coisa. Dizer alguma coisa. Deixar um rastro. Não morrer mais. Compensar a ausência de significação. Queremos deixar de ser absurdos. Fazer filhos não nos basta mais. Queremos ser mais interessante que o vizinho. E ele também quer aparecer na televisão. Eis a grande novidade: nosso vizinho também quer ser mais interessante que nós. Todo mundo inveja todo mundo desde que a Arte se tornou totalmente narcísica."

"Eu achava que fazer filhos era o melhor meio de vencer a morte. Não é verdade. Podemos morrer com eles, e é como se nenhum de nós jamais tivesse existido."

"O mundo é muito mais bonito quando você quase já não está mais nele."

Nenhum comentário: