17 maio 2008

Frases do que ando lendo

AS INCRÍVEIS AVENTURAS DE KAVALIER & CLAY, Michael Chabon

O problema dos livros grandes, com mais de 600 páginas, é que de certa forma nós os adotamos, carregamos todo seu peso por vários dias e, quando terminamos, é como perder uma parte de nós. No começo queremos avançar as páginas de forma rápida. Quando chegamos ao meio do livro, estamos tão envolvidos com os personagens, com seus conflitos, com suas idéias e seus ideais que os parágrafos são lidos e relidos, tentamos captar toda essência contida numa linha, numa frase, captar todas as nuances de um único gesto. As últimas 50 páginas do livro são transcorridas rapidamente, pois temos essa ânsia de buscar o fim, de saber se todos os personagens terão um fim justo, se bem que em literatura a justiça não funciona como em novelas. Quem quiser se arriscar, pegue esse livro (As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay) e leia.

"Nunca se preocupe com aquilo de que está escapando. Reserve suas ansiedades para aquilo para o que você está escapando."

"O Molécula um dia vai mandar vocês todos se foderem a vocês todos."

"Detesto ter de pensar."

"Era todo músculos. Nenhum coração. Era como o Super-Homem sem Clark Kent."

"Só existe um meio seguro na vida de garantir que você não seja esmagado pelo desapontamento, pela futilidade e pela desilusão. E este é garantir sempre, usando ao máximo sua habilidade, que você está fazendo aquilo unicamente pelo dinheiro."

"Mas todo mundo sabia que era apenas uma ilusão. A verdadeira mágica deste mundo dilacerado residia na capacidade de que as coisas nele contidas tinham de desaparecer, de se tornarem totalmente perdidas, como se nunca houvessem existido."

"Sammy tinha pouca experiência direta com atrizes, mas partilhava da idéia geral de que elas possuíam os costumes sexuais de chinchilas no cio."

"Estou cansado de lutar, talvez, por algum tempo. Luto e vou lutando um pouco mais e isto só me faz ter menos esperança, não mais. Preciso fazer alguma coisa... alguma coisa que vai ser genial, sabe, em vez de tentar ser sempre bom."

"Um grande feito da engenharia é objeto de perpétuo interesse para pessoas inclinadas à autodestruição."

"Deus é um louco. Perdeu a cabeça, digamos, há um bilhão de anos. Pouco antes de, você sabe. Criar o universo."

"Os super-heróis estão mortos, rapazes."

Nenhum comentário: