20 março 2008

Frases do que ando lendo

Contato, Carl Sagan. Nesse caso é difícil dizer qual é o melhor: livro ou filme. Ainda assim fico com o livro, por ser mais completo e abordar melhor a questão ciência x religião.

"Joss era leitor ávido e, não tendo recebido instrução formal depois da escola primária, ninguém lhe havia dito que a ciência e os clássicos eram cardápio impróprio para gente comum."

"Quando se prepara para a guerra, todo governo pinta seus adversários como monstros."

"Recebemos um convite. Um convite raríssimo. Talvez seja para um banquete. A Terra nunca foi convidada antes para um banquete. Seria descortês recusar."

"Bem, a ausência de publicidade é uma alternativa (...) Só existem imensas verbas publicitárias quando não há diferença alguma entre os produtos."

"A senhora nunca se sente... perdida no universo? Como sabe o que deve fazer, como proceder, se não existe Deus? Simplesmente obedece à lei para não ser presa?"

"Entenda, as pessoas religiosas... a maioria delas... pensam realmente que esse planeta seja uma experiência. É a isso que se resumem suas crenças. Sempre há um ou outro deus se metendo nas coisas, andando com mulheres de mercadores, dando tábuas em montanhas, ordenando aos pais que mutilem os filhos, ensinando às pessoas as palavras que podem dizer e as que não podem, fazendo as pessoas se sentirem culpadas por gozarem a vida e assim por diante. Por que os deuses não deixam as coisas como estão? Todo esse intervencionismo cheira a incompetência. (...) Se Deus é onipotente e onisciente, por que não fez logo o universo de maneira a ser como ele quer? Por que está sempre consertando e se queixando?"

"Você não acha que uma cultura que faz questão de travesseiros macios é um pouco boba?"

"Durante toda a sua vida, estudara o universo, mas desprezara sua mais clara mensagem: para criaturas pequenas como nós, a vastidão só é suportável através do amor."

2 comentários:

Anônimo disse...

Taí um livro que preciso ler. O filme foi excelente!

Anônimo disse...

achoq eu o malucelli vai pro buraco... ou melhor... pro ecoestadio

falo marcelo
pl+iinmo