12 agosto 2007

Daltonismo, grandes merdas


Hoje me senti mal com o jogo de futebol da tarde. Eram três os times, as cores dos coletes eram as seguintes: azul, vermelho e verde. Meu time jogava de verde. Jogar com o time azul não trazia problemas. Quando enfrentamos o time vermelho, eis que me perco todo, o vermelho e o verde eram iguais (ao menos para mim), comecei a prejudicar meu próprio time, pois me confundia com os coletes e passava a bola para o adversário, fiz isso umas 4 vezes durante o jogo, por sorte só saiu um gol desses meus passes confusos. Deixava a bola para o adversário achando que era do meu time, sorte que depois parei de olhar para os coletes e comecei a olhar para a cara das pessoas. Deveriam só usar cores primárias em coletes de futebol, defendo o azul, o amarelo e o vermelho; esqueçam o verde, o laranja, o roxo (cor secundária só atrapalha). Pelo menos comecem a fazer coletes listrados, sei lá. Já me cansei de mandar e-mails para sites da internet que não respeitam daltônicos, não vou começar a reclamar com os fabricantes de coletes. Será que existe uma associação dos daltônicos, com presidente e tudo? vou pesquisar isso no google, precisamos ter mais representatividade.
Adendo (21:05)
Pesquisei no google, não existe uma única associação para representar os daltônicos, sequer existe uma ONG, somos cerca de 8% da população mundial e não temos representatividade alguma, enquanto seguir assim teremos de conviver com problemas cada vez piores na hora de tirar carteira de motorista (eu ainda não tirei), outra coisa que não entendo, pois não permitir que daltônicos dirijam fere a constituição, é anticonstitucional, p/ quem quiser ler: artigos 227, § 2º e 244 a lei disporá sobre a adaptação de logradouros, dos edifícios de uso público e dos veículos de transporte coletivo atualmente existente a fim de garantir o acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência. Tem mais coisa, um dia com calma escrevo sobre isso. Deveriam antes de tudo promover estudos comprovando a incapacidade de daltônicos dirigirem, mostrar estatísticas de acidentes. Simplesmente nos tiram um direito que o estado deveria garantir. Será que não fazem isso pelo simples motivo de ter de investir em sinalizações e mudanças?

3 comentários:

Brisas disse...

Meu msn nao entra!!!

Meu pc fica travando....

Ei qual é a galeira de obras de van gogh??? Lembrei de vc e da Barbi falando!!! Tô lendo o livro... é gostoso de lê-lo! ^^

bdwlf22 disse...

Olá amigo!
Gostaria de participar d uma pesquisa sobre daltonismo?

É para o meu projeto de conclusão de curso, faço faculdade de Design.

Está num link no meu site pessoal:
marcellocoelho.com/daltonismo

Abraço!

Unknown disse...

Olá Marcelo

Estou a desenvolver métodos para adaptação de conteúdos (especialmente imagens) para daltónicos.
Gostaria que desse a sua opinião sobre algumas imagens (algumas originais e outras adaptadas).
Está disponível para colaborar ?

O meu e-mail é m70ribeiro@gmail.com