22 maio 2007

COISAS QUE IRRITAM EM CURITIBA


"A mania que o curitibano tem de economizar o pisca-pisca. O sacana vai dobrar à esquerda, mas só liga o pisca-pisca quando o sinal abre. Os emocionantes fins de semana em Curitiba. Se não é feira de filhotes no Barigüi ou festa da uva em Colombo, é exposição de vacas no Parque Castelo Branco. Os almoços de domingo. Ou é churrasco de contrafilé na casa do sogro ou risoto com polenta em Santa Felicidade. Os passeios dominicais nos parques da cidade. Madames com celulite desfilando seus cãezinhos ou cachorrões com celulite desfilando suas madames. Ou os atletas de fim de semana, que insistem em caminhar a nosso lado com o desodorante vencido. A comunicabilidade do curitibano típico. Prefere subir dez lances de escada a dividir o elevador com seu vizinho. O clima curitibano. Cinco estações que se revezam diariamente – outono, primavera, verão, rodoferroviária e inverno. A trepidante vida noturna em Curitiba. Começa às seis da tarde e termina às oito e pouco, que ninguém é bobo de perder a novela. O oba-oba em torno da cidade, uma das três melhores do mundo para se morar, de acordo com um gaiato norte-americano que passou uns dias aqui jantando no Ille de France. "Butiatuvinha? What is this?"
A insaciável fome de cultura das elites: Hebe Camargo às segundas, joguinho de tranca na quarta, Faustão e Silvio Santos no domingo, que ninguém é de ferro. O trânsito, mais uma vez. A única cidade no mundo que fornece habilitação para antas, garnisés e peruas e depois promove uma campanha para reprimir a bicharada. O barulho ensurdecedor das 300 mil fábricas que o governo implantou no estado, cujo eco, dependendo do vento, dá pra (sic) se ouvir até com o televisor desligado. A rica fauna dos rios que banham Curitiba. Peixe-pneu, peixe-sofá, peixe-saco (de lixo) e às vezes até um pobre lambari com conjuntivite. As piscinas curitibanas, inativas durante onze meses do ano. No décimo-segundo, seus usuários viajam de férias. As aquecidas, nos clubes: mais umas fatias de cenoura e estaremos nadando num prato de canja. Finalmente, o carnaval curitibano. Delírio das massas: lasanha, tortelone, espaguete, enquanto a Mangueira aciona suas mulatas na telinha da Globo."
Jamil Snege

Um comentário:

Brisas disse...

que engraçado, pior que é verdade, menos a parte da feira de vacas no parque castelo branco, ele nao virou parque da ciencia? pq lá tá numa APA? então não pode ter mais animais?

mas é engraçdo, curitiba e uma merda! hauahauhaa